Pages

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

O que é felicidade? Por que precisamos dela para a vida fazer sentido?

   

A felicidade é um estado emocional e subjetivo caracterizado por sentimentos de contentamento, satisfação e bem-estar. Não é algo que o ser humano consiga dominar ao longo de toda a vida, nem é algo que se possa possuir ou mensurar. 

No entanto, é um sentimento que podemos gerenciar conforme o nível de sabedoria e amadurecimento que possuímos em relação a nós mesmos.

A intensidade e a sensação de felicidade variam de pessoa para pessoa, e à medida das experiências e de como se reage a elas, o estado emocional de felicidade vai sendo influenciado.

A busca pela felicidade faz parte da experiência humana, e a ciência vem dedicando-se ao estudo há vários anos para descobrir quais são os fatores que contribuem para a sensação de felicidade.

No entanto, se realizarmos uma pesquisa, provavelmente obteremos respostas muito variadas. Há quem associe a felicidade ao sucesso financeiro, familiar, profissional; há quem acredite que a felicidade é ter saúde, entre outros. É possível perceber que a felicidade está mais relacionada às conquistas, a viver a vida com plenitude e gratidão.

 


A complexidade da felicidade: todos buscam ser felizes e nem todos realmente são

Certa vez, Mário Sérgio Cortella postou em sua rede social a frase: "A vida tem dificuldades, e uma pessoa que se coloca como alguém feliz de modo contínuo não entendeu a própria existência".

Aristóteles defendia a tese de que a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É um bem supremo que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos.

A felicidade é algo buscado, desejado e pouco compreendido. A maioria de nós deseja ser feliz, sem compreender exatamente o quanto isso significa de fato em nossas vidas.

A alegria é o estado que evidencia a felicidade, mas isso não significa que estar alegre seja o mesmo que ser feliz.

Mas buscar a alegria diária permite afastar as tristezas e olhar para o que está ruim em nós mesmos e no mundo, o que não deve ser compreendido como um autoengano.

Para entender a felicidade em sua essência, é preciso se conhecer e não ter medo de admitir falhas, erros e medos. É aceitar que temos algo para melhorar e que podemos fazer isso, se isso nos tornará mais alegres.

Encontrando forças na Palavra de Deus a fonte da felicidade eterna

Portanto, nos dias ruins, que parecem meio cinzentos, em que a tristeza ou ansiedade desejam dominar seu coração, lembre-se: você é alguém especial. Houve alguém que carregou todas as tuas e as minhas dores para que pudéssemos ser felizes. Esse alguém é Jesus.

Confiar em Jesus é se despir de todo medo, pois em 1ªJoão, 4:18-19 diz que: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Quanto ao amor, em 1º Coríntios 13:4-5, o apóstolo Paulo escreve: "O amor é paciente; o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, nem é arrogante. Não se porta de maneira inconveniente, não age egoisticamente, não se enfurece facilmente, não guarda ressentimentos."

Em Provérbios temos a orientação de que é feliz aquele que confia no Senhor.

Não podemos esquecer de citar o livro de Eclesiastes, que no capítulo 3:12, declara: "Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive."

O Senhor Jesus, no Sermão da Montanha, onde apresenta as bem-aventuranças, nos ensina que: "Felizes são os que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles."

A alegria de Deus é a nossa força. Em Filipenses 4:4, o apóstolo Paulo nos adverte: "Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!"

A felicidade aqui neste mundo pode não durar, mas pode ser contemplada com a alegria do Senhor, pois nEle temos a convicção de que aqui as emoções são passageiras, mas um dia teremos nEle a glória que é a felicidade eterna.

Por último, não deixe de lutar para ser feliz. Não desista do que te torna alegre e traz felicidade para tua vida. Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! (Salmos 34:8)

Graça e paz!

 

Referências:

https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13809/10681

Rede Social X

Bíblia Sagrada

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates